quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pé de Coité

Vocês conhecem um pé de coité? Também chamam de cuieira, cojuba, calabaça e outros nomes por aí... Acho esse arbusto muito bonito e interessante porque produz frutos que tem diversas utilidades. 





Os frutos globosos são arredondados com 15 a 30 centímetros de diâmetro. As cascas dos frutos tornam-se muito resistentes e ficam com uma cor marrom quase pretas, depois de maduros. A polpa é amarelada e contém muitas sementes. As sementes de elevado conteúdo proteico, podem ser consumidas, se cozidas ou torradas. Depois de retirar a polpa os frutos secos, podem ser usados como recipientes (como as cuias de tacacá), chocalhos, em artesanato e até instrumentos musicais como berimbaus e maracás.



Agora vejam a ideia que tive para aproveitar os coités...
Decidi aproveitá-los e fazer umas casinhas de passarinhos. Depois de prontas, meu marido pendurou-as em locais estratégicos para eles se entusiasmarem com a nova morada e aumentar a família.






(eles ainda não usaram as casinhas novas - costumam demorar uns dias pra se adaptarem à nova morada - mas ja estão bem pertinho)



7 comentários:

Catarina disse...

Olá Maria obrigada pela visita que você fez ao meu blog Minha casa eu decoro.
Gostei muito do seu cantinho e já estou te seguindo.
Beijos

ANDRÉA disse...

Minha Amiga,
que postagem maravilhosa!!!!
Amei!!!!
Fiquei muito feliz com a sua visitinha, vê se não some viu mocinha rsrsrsrsrsrs

Um beijo bem grande no seu coração
Andrea

Vida no Campo disse...

Oi Mazza ,nunca tinha visto um pé de coité nem sabia o que é isso ,parece com purungo só não tem o pescoço mas o porungo é de cipó.gostei ,ficaram lindos seus ninhos para passarinhos com certeza na primavera vão habita-las ,beijos querida

Eunice Maria disse...

Oi, Mazza! Eu não conhecia um pé de coité, e pelo visto são frutas bem grandes. São frutas doces?
As casinhas ficaram lindas, e os passarinhos logo, logo, vão se chegar. Amiga, você é uma super artista. Beijinho e bom fim de semana.
http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

Eunice Maria.

Ivelise disse...

Sempre quis saber o nome dessa árvore... No clube que a gente vai tem muito mas só uma vez vi com flor. Como faz pra secar o fruto? Posso colher verde?

Maga disse...

Que coisa linda que aprendi hoje contigo! Que árvore simpática e que coisas lindas que dá para se fazer... pena que aqui em Portugal não haja. Eu adoraria pintar.
Obrigada amiga
Maga

A BETI disse...

Olá Mazza!
Seu blog é um encanto!
Não conhecia essa planta, quanta utilidade ela proporciona.
Bjssssssssssssssssss