terça-feira, 13 de setembro de 2011

Congéia



Não sei se vocês conhecem essa trepadeira que esta embelezando minha chácara com sua primeira florada. O nome é Congéia (Congea tomentosa). Aqui em nossa região não é comum, eu só vi no pátio da USIMINAS em Ipatinga. Eu trouxe a muda da Fazenda Arvoredo de Barra do Pirai (RJ) quando fui fazer um trabalho de campo com meus acadêmicos sobre o Ciclo do café. Ela sempre me lembrará desse lugar maravilhoso que visitei e das muitas viagens como educadora.

"A congéia é uma trepadeira muito vigorosa e exuberante, com textura delicada. Apesar de tropical, ela se encaixa em diferentes estilos de jardins, e pode cobrir cercas, grades, caramanchões, pérgolas, pórticos e coroar muros. Também pode ser conduzida como arbusto e cerca-viva. As podas devem ser realizadas após o florescimento, auxiliam na formação e contenção da planta e principalmente, estimulam seu adensamento. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica (esterco de curral) e irrigado periodicamente. Trepadeira tipicamente tropical, aprecia o calor e não tolera geadas ou nevascas. Multiplica- se por estaquia ou alporquia, após o florescimento, ou por sementes. Floresce no fim do inverno e início da primavera, exibindo numerosos cachos de pequenas flores brancas, muito vistosas e duráveis, que mudam de cor gradativamente, do rosa para o roxo e posteriormente para o prata, ao longo de várias semanas. A floração é tão densa e abundante que mal se pode ver a folhagem."

http://www.jardineiro.net/br/banco/congea_tomentosa.php




nas duas fotos acima é a minha Congéia, em sua primeira floração e ainda antes das flores mudarem para o rosa mais intenso. Mas vejam abaixo como fica ainda mais linda depois de alguns anos!


(do blog Ciranda do Desenho:http://cirandadodesenho.blogspot.com/2010/12/congeia-no-muro.html)

 (do blog "Nô Figueiredo" http://nofigueiredo.blogspot.com/2010/08/flores-de-inverno.html)

(do blog "a beleza de todas as coisas" http://abelezadetodasascoisas.blogspot.com/2009/08/beleza-do-descobrimento-congeia.html)

7 comentários:

Vida no Campo disse...

Que lindas flores,bem delicadas ,amei beijos e tudo de bom

Keli Cristina disse...

Olá Mazza!!!
Bom dia!!
Que linda a sua Congeia!
Amei, abraços Keli.

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Muito linda mesmo, vcsabe que adoro plantas, mas essa eu nao conhecia.
vim te convidar para o sorteio que estou fazendo no meu blog, uma almofada que eu mesma vou fazer para a ganhadora, tem um modelo lá no post do sorteio.
Espero sua participação, vem !!!!

Bj
Leila

Maria Reciclona disse...

Ah... que linda. Eu quero uma congéia pra chamar de minha... Minha Congéia. Isso soa muito bem.
Fica fazendo inveja, fica. O espírito humano é fraco e requer muuuuita vigilância(rs,rs,rs). Abç querida.

Maga disse...

Que coisa mais linda, amiga! É realmente um hino de beleza, cantado pela natureza. Que pena eu tenho de não poder ter um exemplar.É o que faz morar num país que nada tem de tropical; nem sequer tinha visto tal maravilha. Se eu ainda morasse em S.Paulo "exigia" uma mudinha para mim...
Um abraço da
Maga

Araci Gonçalves disse...

Oi Mazza, li um comentário seu em outro Blog e resolvi vir lhe visitar e amei, fiquei lhe seguindo. Gostei de tudo que li e vi. Parabéns pelo capricho e bom gosto. A congéia que você tem está maravilhosa. Ainda não vi todas suas postagens, mas as que já vi, são ótimas, até já copiei a receita do pão enroladinho..Bjss .Araci Gonçalves, meu blog é www.casadasissi,blogspot.com

keila cristina disse...

Nossa linda D+ mesmo!!!
fiquei apaixonada por esta trepadeira a uns dois meses atrás quando visitei uma fazenda. coisa mais linda do mundo! tirei dezenas de fotos! consegui fazer algumas mudas mas não sabia nem o nome desta planta. Hoje estou feliz porque teu blog me ajudou muito...
Agora gostaria muito de saber quanto tempo leva até a primeira florada, minhas mudas tem dois meses...estou impaciente!