terça-feira, 23 de novembro de 2010

Uma arte da natureza

Vejam essas péssimas imagens (que foram obtidas uma camerazinha de celular). 
É um enxame de abelhas que eu e minha filha registramos no sítio.
Estávamos sozinhas nesse dia e de repente ouvimos um forte zunido vindo de um dos quartos, quando abrimos a porta nos deparamos com essas cenas. Que susto!!!
Além dessas que aparecem nas fotos, a coluna de madeira, entre uma janela e outra ja estava cheia. Acho que elas pensaram em fazer uma colméia em nosso sítio, pena que não escolheram um lugar adequado, rsrs!




Como estávamos sozinhas e o enxame só aumentava, decidimos expulsá-las... Imaginamos que fumaça de algum tecido ou capim queimado poderia causar algum desconforto a elas, mas nao conseguimos perturbá-las. Só foram embora depois que meu esposo chegou e as espantou com MUITA fumaça. As que estavam dentro da coluna não sairam, e acabaram morrendo la dentro, pois foi preciso vedar o buraquinho por onde elas entraram pra evitar que elas retornassem.


Vejam o que dizem no site do Apiário Abelha Rainha: "se algum dia for surpreendido, em sua residência ou empresa por um enxame de abelhas NÃO TENTE ATEAR FOGO OU CUTUCÁ-LAS PARA QUE SE RETIREM. Vários acidentes foram causados por desconhecimento ou desespero. Procure um apicultor especializado em remoção de enxames. A abelha africanizada, raça atualmente difundida no Brasil, é muito agressiva, seu veneno é portador de 03 efeitos no organismo: neurotóxico, hemorrágico e hemolítico, portanto, não mexa com abelhas se não for apicultor ou não conhecer sua biologia"

Só nos demos conta da dimensão do perigo depois que ele passou, rsrs...

Agora ja sabemos que a maneira correta de remover um enxame de abelhas é transportando a abelha rainha para um lugar adequado. Mas deve ser feito por pessoas treinadas e usando os equipamentos de proteção. Muitas pessoas desconhecem o risco de abelhas. Poucas picadas podem ser suficiente para desencadear um choque anafilático em pessoas alérgicas (a maioria não sabe se tem alergia). E o choque quase sempre é fatal. Isso não quer dizer que as abelhas devem ser mortas... elas tem grande importância ao meio ambiente pelo trabalho de polinização. 

Vejam mais fotos de enxame de abelhas:



0 comentários: