domingo, 23 de janeiro de 2011

Caixinhas de mdf encapadas com retalhos de chita

Olá meninas!

comprei algumas estampas de chita para fazer almofadas, mas resolvi usá-las para encapar essas caixinhas de MDF que uso para guardar "trecos" (essas coisinhas que não tem um lugar específico e que se perdem mto facilmente pela casa, rs). Agora elas ficam bem "organizadinhas" nessas charmosas caixas.




Utilizei cola branca com um pouquinho de água (9 partes de cola, 1 de agua) que passei com um rolinho de espuma no MDF e colei o tecido. Depois de seco, finalizei com verniz acrílico fosco... que ajuda dar mais fixação à chita. Aí é só esperar secar e guardar as bagunças, rs.

Espero que tenham gostado da idéia.

Abraços!



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Reforma do jardim (Antes e depois, rs)

Faz tempo que estou querendo escrever esse post, mas ando meio atarefada...
pensei que minha mãe fosse postar, mas como é "coisa minha", vi que ela deixou pra mim, rs.

No final do ano passado comecei a modificar o jardim, que andava bastante "selvagem". Meu marido também gosta de plantas, mas não tem nenhuma organização. Então, literalmente foi entulhando plantas no nosso pequeno espaço. E no fim das contas, estava parecendo um pedacinho esquecido onde a vegetação tomou conta... Cansei de ver tantas plantas com poucas cores e decidi alegrar um pouco o ambiente. Vejam como era (a foto foi feita com celular e por isso esta em péssima resolução, mas é possível ter uma idéia do que era).


Acho que nesse dia estava "organizadinho", rs. 

Não planejei uma modificação tão radical, mas fui me animando... primeiro eliminei algumas plantas que eram grandes demais pro espaço. Depois decidi passar uma tinta na parede para remover os musgos que estavam crescendo nela (putz, que trabalhao isso deu!). Escolhi pintar de amarelo bem vivo (logico que a cor foi uma "surpresa" ao esposo, rs!). Vejam o durante: 

 (tive que descascar boa parte da parede, lixar, lavar e esperar secar, passar duas demãos de "selador", duas de massa acrílica, lixar novamente, lavar outra vez e por fim a tinta, ufa! nem sei exatamente quantas etapas, nem quanto tempo demorou... mas fiz tudo sem pressa)
Depois da pintura, coloquei umas prateleiras na parede. Para fazê-las, usei mão francesa de ferro fundido pintada com tinta esmalte cor grafite e madeira que reaproveitei de uns rodapés de ipê que haviamos trocado ha pouco tempo. Sobre as prateleiras coloquei os vasinhos de cerâmica que eu pintei e também coloquei algumas floreiras na parede...



Ainda não está 100% pronto. Falta terminar de pintar a madeira das prateleiras, passar uma resina antiderrapante nas lajotas (pois nessa epoca de chuva elas juntam lodo e musgos). E ainda quero colocar um banquinho de jardim. Mas vou fazendo aos poucos... (enquanto isso, meus Adeniuns estao crescendo! rs).

Ah, ainda quero um regador rosa... tipo esse da foto. Ou talvez, um rosa mais vivo. Hehehe!


 (http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2150/as-boas-compras-utilitarios-coloridos-para-alegrar-casa/fotos) 

Espero que tenham gostado da idéia!

abraços, Lívia



sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Toalhinha bordada em bróia e barrado de crochê


Acho lindo toalha toda branquinha, elas são singelas e dão ao ambiente um toque harmonioso.
Eu fiz o barrado de crochê e a bróia foi uma amiga que fez, mas irei aprender e qualquer dia vocês verão uma feita por mim.


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lua Branca - entardecer em minha chácara

Lua Branca 

Composição: Chiquinha Gonzaga

Ó, lua branca de fulgores e de encanto
Se é verdade que ao amor tu dás abrigo
Vem tirar dos olhos meus o pranto
Ai, vem matar essa paixão que anda comigo
Ai, por quem és, desce do céu, ó, lua branca
Essa amargura do meu peito, ó, vem, arranca
Dá-me o luar de tua compaixão
Ó, vem, por Deus, iluminar meu coração
  E quantas vezes lá no céu me aparecias
A brilhar em noite calma e constelada
E em tua luz então me surpreendias
Ajoelhado junto aos pés da minha amada
E ela a chorar, a soluçar, cheia de pejo
Vinha em seus lábios me ofertar um doce beijo
Ela partiu, me abandonou assim
Ó, lua branca, por quem és, tem dó de mim.


No início do século XX, Nair de Teffé, esposa do presidente do Brasil, Marechal Hermes da Fonseca levou  sua grande amiga Chiquinha Gonzaga para apresentar suas músicas no Palacio do Catete, sede da República brasileira. Esse fato escandalizou os políticos conservadores que acreditavam que o local era apropriado só pra erudição. Eles não sabiam o quanto iria repercutir em nosso país o estilo popular da musicista.

Bom, mas a lua que apresento pra vocês não é de Chiquinha Gonzaga, tampouco da primeira dama Nair de Teffé. É de Maria Mazzarello, uma mulher simples, uma coisinha quase nada. Deus  me agraciou no bucólico entardecer do dia 18 de dezembro de 2010.
 

 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bolo de casamento feito por minha mãe Ilka Cimini Portugal

Já postei alguns bolos que minha mãe faz, mas sou grande admiradora do trabalho dela e sempre postarei outros. Ela mora sozinha, só teve duas filhas e é viúva há 37 anos. Eu moro em frente a casa dela e sempre que a chamo pra vir morar comigo ela diz que nós que ainda precisamos dela. Acho isso interessante, tem uma firmeza de espírito que é invejável. É super asseada, a casinha dela é uma gracinha e não tem ninguém pra ajudá-la. Só não gosta de falar na idade e em fevereiro completará 80 anos, mas ai de quem comentar, inimizade na certa (rsrs). Dona Ilka Portugal é mulher de muita fibra. Seus bolos são lindos e deliciosos e viajam pra longe, Cachoeiro de Itapemirim, Carangola, Juiz de Fora, etc. Ela tem freguesia em muitas cidades e está sempre trabalhando.




terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Germinação das sementes de Adenium / Rosa do deserto

Ja havia postado anteriormente algumas imagens da planta Adenium Obesum, conhecido também como Rosa do Deserto. Descobri essa flor e fiquei encantada com tamanha exuberância. Então, para cultivá-las, comprei algumas sementes pela internet mesmo. Achei o preço ainda meio alto, talvez por ser considerada uma planta exótica. Mas vale a pena. Caso queiram cultivar, ai vai uma dica: plante suas próprias sementes ou adquira mudas obtidas por semeadura, pois as plantas geradas por mudas de galhos crescerão com o caulex (caule) fino.

Plantei minhas sementinhas no dia 25/11/2010. Portanto hoje tem 47 dias...




 

vejam como estao lindas e gordinhas as mudas



Quando estiverem maiorzinhas mostro de novo...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Minhas abóboras

Minhas mini abóboras. 
Eu as uso pra decorar a cozinha, mas sei que fazem deliciosos pratos com elas.
Mas prefiro vê-la a comê-las... rsrsrs. 





sábado, 8 de janeiro de 2011

Um pouco das belezas de minha chácara


 
É o segundo ano que este  pé de manga hadem está produzindo. Observem como ele carregou! As mangas são lindas, cheirosas e muito saborosas.

O romã é uma dos sete frutos abençoados de Israel. É um arbusto decorativo e o fruto é medicinal.

Esta foto foi tirada de longe. Quando ouço a algazarra das maritacas me lembro do meu Loro que ficava todo renitente quando  o bando passava.

Este ninho de pássaros encontrei em meu bambuzinho, bem na varanda da chácara, ao lado da janela do meu quarto... Não sei de que pássaro é, mas sei que ele considerou minha varanda um ambiente seguro e gostoso para ter seus filhotinhos. Não é que ele esta certo!? rsrs

Esses "beijinhos" são safados e nascem por todos os lados, colorindo a natureza.

 
As camomilas temos aos montes e como elas enfeitam!

O cravo uma florzinha faceira, típica de roça.


Nestes dias chuvosos as hortências estão muito bonitas.
Não sei se vocês sabem, mas as cores das hortênsias dependem do pH da terra. Quanto mais ácido, mais azul suas flores; enquanto que solo alcalino origina as flores em tons rosados.

Hibisco rosa-chá... por aqui é popularmente conhecido como "Lampião".
DIZEM que seu chá de queima gordura localizada auxiliando na perda de peso. Será? rsrs


Uma abelha nas flores de mostarda...

Bromelia sem nome... se alguem souber qual especie me conte.

A graviola temporona...



Banana ouro e banana prata, que delícia!