Pra dar conotação à beleza do rústico é necessário a combinação com o ambiente em dois focos: natureza e ruralismo. Acreditando assim, o lugar mais conveniente que encontrei pra esse presente que minha filha me trouxe de Lavras Novas foi a minha cozinha da chácara. Nós mineiros temos o hábito de receber visitas na cozinha por ser um local acolhedor, prazeroso e familiar e foi lá que o charme da decoração simples dos balainhos com flores de "assa-peixe" despontou com todo vigor. Eta cozinha que eu adoro!
Incentivada por minha filha criei este blog no intuito de apresentar as "coisinhas" que gosto e faço. São trabalhos comuns, revestidos de simplicidade, mostrando o estilo regionalista com genuína mineiralidade. Não é um blog comercial, entretanto aceito encomendas... Quero também criar um círculo de relações com pessoas que tenham interesses que se assemelham ao meu.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
terça-feira, 24 de maio de 2011
Customização de cadeira
Meu cunhado Geraldo Faria encontrou esta cadeira jogada num canto de estrada e a levou pra casa. Sabendo que gosto de reformas, ele presenteou-me, mas ela estava bem acabadinha. Eu a levei pra chácara e dei uma boa lavada com bombril mesmo, depois meu marido fez alguns reparos e eu a pintei com tinta spray dourado acobreado e por último verniz fosco. Como sempre aproveitando, usei um retalho preto de cetim que minha costureira me deu há algum tempo, colei com cola pra tecidos as flores de chita e as contornei com tinta em alto relevo dourada. O resultado é este que vocês estão vendo. Pra mim é mais uma maravilha de poder aproveitar e fazer renascer a beleza original.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
O caipira que não pica fumo
Observando esta foto estabeleci comparação com o quadro “Caipira picando fumo” de Almeida Júnior. Posso dizer que faltou só o fumo, pois o Sr. Neca, morador de nossa chácara é o referencial verdadeiro do caipira em todo o seu apogeu. Amante da natureza, da benzeção, da música de raíz, da dança e de uma boa prosa.
(Sr. Neca fotografado pelo meu genro em uma câmera analógica antiga e com revelação artesanal) |
(Caipira picando fumo, obra de Almeida Junior) |
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Cortininha brejeira
Para substituir os armários sob a pia da cozinha fiz essa cortininha bem simples, brejeira mesmo, pra combinar com o estilo da minha cozinha na chácara! Usei tecido de sacaria, pintei as frutinhas para deixar bem mimoso e passei bico de crochê. Além da minha (a primeira), seguem outras idéias tiradas de blogs amigos.
(esta é a minha)
(essa é da minha amiga Leila, do blog "Coisas da Bruxinha")
Lanche na roça
O último final de semana passamos em nossa chácara e fiz esses pãezinhos recheados com queijo e presunto para nosso lanche da tarde. Não imaginam o quanto é delicioso e fácil de fazê-los. Segue a receita para que vocês possam também saboreá-los.
Pão Caseiro Recheado
- 2 copos (tipo de requeijão) de leite morno (480ml)
- 50g de fermento biológico para pão (aqui na minha cidade vendem na padaria, mas em cidades grandes encontra-se em tabletinhos nos supermercados)
- 1 colher de sopa (cheia) de sal
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher cheia de manteiga
- 3 ovos
- farinha de trigo até o ponto de enrolar (a massa fica meio mole - gasto um pouco menos que 1kg)
Modo de fazer:
Acrescente os ingredientes seguindo a ordem listada (exceto a farinha de trigo), deixe descansar uns 10min. e coloque a farinha e amasse. Depois que a massa estiver uniforme, tampe-a com um pano e espere crescer (o tempo varia de acordo com a temperatura ambiente, aproximadamente em 1 hora). Abra a massa com o rolo, recheie com presunto, queijo, orégano ou outro de sua preferência. Feche bem as bordas pro recheio não sair. Pincele com gema e polvilhe gergelim e sementes de linhaça, caso goste. Leve ao forno bem quente até dourar por cima. Sirva quentinho acompanhado de um bom café. Bon appétit!
Assinar:
Postagens (Atom)